Migrar para Siteground usando Siteground Migrator

A SiteGround, empresa com o melhor serviço de hospedagem para sites WordPress, lançou um novo plugin para facilitar a migração do seu site. Leia mais e veja como é fácil e rápido migrar para SiteGround e levar o seu site para o melhor host do mundo. Se você ainda não conhece a SiteGound, veja quantas vezes ela aparece como exemplo de melhor serviço em comparação entre diferentes hosts.

Migrador WordPress Automático

Confira este tutorial passo-a-passo sobre como migrar facilmente sites do WordPress para a SiteGround

Neste tutorial, vou te mostrar passo-a-passo como usar o plugin SiteGround Migrator para migrar um site WordPress de qualquer outra empresa de hospedagem para sua conta da SiteGround.
Note que esta solução não é adequada para migrar de um ambiente localhost ou instalações Multi-site!

O processo é muito simples e fácil de seguir. Continue lendo para migrar para SiteGround.

Passo 0: Fazer backup completo do WordPress

Como sempre faço antes de qualquer serviço, aconselho que faça o backup completo dos arquivos e banco de dados antes de iniciar a migração para SiteGround. É mais fácil prevenir do que remediar.

Passo 1: Gerar um token de migração no cPanel da SiteGround

Para migrar para SiteGround, primeiro, você deve gerar um token de migração que informará aos sistemas da SiteGround para qual conta e pasta você deseja transferir seu site. Para começar, faça o login na sua conta cPanel e vá para o WordPress Tools >> WordPress Migrator.

Tela do cPanel mostrando onde gerar token para migrar para siteground

Nesta página, você verá uma lista de todos os seus domínios e subdomínios. Selecione o domínio que você deseja migrar para SiteGround e adicione um caminho, se necessário (se o seu site WordPress estiver instalado em seu.dominio.com/blog, por exemplo. A maioria das pessoas não precisa digitar nada). Clique no botão Gerar.

Caixa com opções para gerar token de migrar para SiteGround

Você receberá uma longa seqüência de símbolos – o TOKEN de migração. Ele é único para cada transferência e tem todas as informações de que a SiteGround precisa para começar a migrar seus arquivos e bancos de dados.

Tela mostrando o novo token gerado para ser copiado antes de migrar para siteground

Passo 2: Instalar o plugin SiteGround Migrator no seu site WordPress

Depois de ter copiado o token de migração, faça o login na instalação do WordPress que você deseja migrar para SiteGround. Instale e ative o plugin gratuito SiteGround Migrator a partir do repositório oficial de plugins do WordPress.

Tela de adicionar plugins no WordPress para migrar para SiteGround
IMPORTANTE!

Certifique-se de que seu aplicativo WordPress tenha um email válido para que você possa receber notificações sobre o sucesso da sua transferência (Você pode editar seu email de administrador no painel de administração do WordPress >> Configurações >> guia Geral).

Passo 3: Colar o token de migração no plugin para migrar para SiteGround

Uma vez que você tenha o plugin SiteGround Migrator instalado, selecione o menu SG Migrator na sua coluna da esquerda e migrar para SiteGround.

Tela da posição do menu do plugin SiteGround Migrator

Agora, cole o token de migração que você gerou na primeira etapa e pressione o botão Iniciar transferência.

Caixa para inserir token e botão para migrar para SiteGround

Pronto, você conseguiu! Agora a SiteGround vai criar uma cópia de sua conta,  movê-la para seus servidores e instalar automaticamente pra você. Você pode acompanhar o progresso do procedimento na interface do plugin:

Tela com migração em progresso após ser iniciada

Passo 4: Verificar seu site e atualizar os registros do NS para concluir a migração

Quando a transferência estiver concluída, você receberá instruções sobre como concluir a transferência, tanto na tela de confirmação quanto via e-mail. Criamos um URL temporário para cada site transferido que pode ser usado por 48 horas para verificar como o site se parece e funciona no novo local. Se tudo estiver correto no link temporário, recomendamos que você altere as configurações de DNS do domínio para apontar para sua conta do SiteGround. As novas configurações de DNS serão exibidas no plug-in e no e-mail que enviaremos a você. Você também pode obter as configurações de DNS a qualquer momento na sua Área de Usuário do SiteGround.

IMPORTANTE!
É Recomendado que nenhuma alteração seja feita no site por 48 horas após a alteração da configuração de DNS para evitar a perda de dados durante o tempo de propagação.
Tela pós-migração ensinando a trocar o NS e apontar para SiteGround

É claro que, se você estiver transferindo seu site para um domínio que já esteja apontando para SiteGround, não será necessário fazer alterações nas configurações de DNS após a transferência.

Conclusão de Migrar para SiteGround

Te mostrei neste artigo como realizar a migração do seu site WordPress para a SiteGround passo-a-passo através do plugin SiteGround Migrator que você pode baixar diretamente no repositório do WordPress dentro de meu.dominio.com/wp-admin/plugin-install.php . (troque “meu.dominio.com” para o seu domínio existente)

Veja as razões pelas quais eu mudei para a SiteGround:

Pontos Críticos
  • Preço
  • Migração Completa Facilitada
  • Especializada em Wodpress 
Ferramentas
  • Área de Testes-Staging
  • Mais Memória RAM
  • Suporte Eficiente
  • Backup Tipo Snapshot
  • SSL Grátis pra Sempre
Tecnologias
  • PHP 7+
  • Super Cacher
  • Discos SSD
  • Múltiplos Domínios e Emails

Como escolher hospedagem para seu site

Se quiser saber como escolher uma boa empresa de hospedagem para o seu site, leia este post.

Você pode também seguir meu conselho e ir com uma dessas aqui:

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

Seja o primeiro a comentar: O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *